O que é CSS?
Todos que trabalham ou utitilizam a internet jáa ouviram falar de CSS, talvez a maioria não saiba do que se trata exatamente mas neste artigo irá tirar suas dúvidas.CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets. — Folha de Estilos em Cascata.
É uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML.
Ao invés de colocar a formatação dentro do documento, o desenvolvedor cria um link (ligação) para uma página que contém os estilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Quando quiser alterar a aparência do portal basta portanto modificar apenas um arquivo ou classe.
Para que é usado o CSS e porque usa-lo.
CSS é uma linguagem de estilos (Ou cascata) que define o layout de documentos HTML, ela é quem define o modo como cada elemento se comportará e quais características terá. O CSS controla fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e muito mais em relação a todos os elementos.Somente o HTML pode ser utilizado para organizar e formatar um layout de website ou blog, porém, o CSS proporciona mais opções e é mais preciso e sofisticado que o HTML por tratar de classes, ou seja, pode ocorrer que voce tenha mais de 1 elemento que precise das mesmas fontes e cores, no HTML voce terá que criar para elemento uma configuração, já no CSS basta criar uma classe e chamar para os dois elementos, isto economiza um grande volume de tráfego. O CSS tem suporte para todos os navegadores, o que é mais um motivo para sua utilização, hoje em dia o CSS é tido como um padrão para grandes projetos.
Quais são os benefícios do uso de CSS.
CSS é uma revolução no mundo do web design. Os benefícios concretos do uso de CSS incluem:- Controle do layout de vários documentos a partir de uma simples folha de estilos;
- Maior precisão no controle do layout;
- Aplicação de diferentes layouts para servir diferentes mídias (tela, impressora, etc.);
- Emprego de variadas, sofisticadas e avançadas técnicas de desenvolvimento.
- Portabilidade pois funciona em qualquer navegador.
- Facilidade por ser estruturado em classes.
- Rapidez por aplicar uma classe para vários elementos, diminuindo conteúdo desnecessário.
Ao invés de colocar a formatação dentro do documento, o desenvolvedor cria um link (ligação) para uma página que contém os estilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Quando quiser alterar a aparência do portal basta portanto modificar apenas um arquivo.
Com a variação de atualizações dos navegadores (browsers) como Internet Explorer que ficou sem nova versão de 2001 a 2006, o suporte ao CSS pode variar. O Internet Explorer 6, por exemplo, tem suporte total a CSS1 e praticamente nulo a CSS2. Navegadores mais modernos como Opera, Internet Explorer 7 e Mozilla Firefox tem suporte maior, inclusive até a CSS 3, ainda em desenvolvimento. A interpretação dos browsers pode ser avaliada com o teste Acid2, que se tornou uma forma base de revelar quão eficiente é o suporte de CSS, fazendo com que a nova versão em desenvolvimento do Firefox seja totalmente compatível a ele assim como o Opera já é.
CSS parte 2
CSS parte 3
FOnte: Wikipédia
Coloque aqui o seu email