SQL: Introdução

 SQL - Strutured Query Language (Linguagem de consulta estruturada)

É uma linguagem simples para manipular dados de um banco de dados (BD). Banco de dados é um conjunto organizado de dados no qual existem relacionamentos entre os elementos (tabelas). Um banco de dados é utilizado em diversas linguagens para tornar dinâmica a programação e criar inúmeras possibilidades e aplicações com estes dados dinâmicos.

Desde o seu surgimento em 1974, a linguagem SQL foi bastante utilizada, diversas linguagens de consulta de dados surgiram, mas o SQL manteve-se entre as mais utilizadas. É uma linguagem declarativa, no qual o programador indica o objetivo através de parâmetros para obter o resultado pretendido do banco de dados.

SQL é uma linguagem de definição de dados, ou seja, ela cria tabelas em um banco de dados relacional e pode alterá-las ou removê-las. O que significa também que através dela você pode selecionar, inserir, alterar ou remover os dados de uma tabela de uma banco de dados relacional. 

Alguns dos principais comandos SQL e que veremos nos artigos seguintes são:

INSERT (inserção), SELECT (consulta), UPDATE (atualização), DELETE (exclusão), JOIN (Junção), GROUPY BY (Agrupamento), WHERE (Condicao, onde), etc