PHP: fopen

Dando prosseguimento nos artigos sobre php, no últimos vimos como utilizar sessões no php, neste a idéia é aprender a usar a função fopen, que serve para abrir arquivos, seja um arquivo guardado na pasta do servidor ou em uma url, pelo php.

Estrutura:
resource fopen ( string $filename , string $mode [, bool $use_include_path [, resource $context ]] )

$filename é o nome do arquivo com o seu devido endereço.
$mode é o modo de abertura do arquivo, abaixo a relação das aberturas de arquivo possíveis.

modeDescrição
'r'Abre somente para leitura; coloca o ponteiro do arquivo no começo do arquivo.
'r+'Abre para leitura e escrita; coloca o ponteiro do arquivo no começo do arquivo.
'w'Abre somente para escrita; coloca o ponteiro do arquivo no começo do arquivo e reduz o comprimento do arquivo para zero. Se o arquivo não existir, tenta criá-lo.
'w+'Abre para leitura e escrita; coloca o ponteiro do arquivo no começo do arquivo e reduz o comprimento do arquivo para zero. Se o arquivo não existir, tenta criá-lo.
'a'Abre somente para escrita; coloca o ponteiro do arquivo no final do arquivo. Se o arquivo não existir, tenta criá-lo.
'a+'Abre para leitura e escrita; coloca o ponteiro do arquivo no final do arquivo. Se o arquivo não existir, tenta criá-lo.
'x'Cria e abre o arquivo somente para escrita; coloca o ponteiro no começo do arquivo. Se o arquivo já existir, a chamada a fopen()falhará, retornando FALSE e gerando um erro de nível E_WARNING. Se o arquivo não existir, tenta criá-lo. Isto é equivalente a especificar as flags O_EXCL|O_CREAT para a chamada de sistema open(2).
'x+'Cria e abre o arquivo para leitura e escrita; coloca o ponteiro no começo do arquivo. Se o arquivo já existir, a chamada a fopen()falhará, retornando FALSE e gerando um erro de nível E_WARNING. Se o arquivo não existir, tenta criá-lo. Isto é equivalente a especificar as flags O_EXCL|O_CREAT para a chamada de sistema open(2).


Exemplo do uso de fopen:

<?php
$handle 
fopen("info.txt""r");?>

Exemplo usando também uma url:

<?php
$handle 
fopen("/home/rasmus/file.txt""r");$handle fopen("/home/rasmus/file.gif""wb");$handle fopen("http://www.example.com/""r");$handle fopen("ftp://user:password@example.com/somefile.txt""w");?>


FONTE:
http://php.net/manual/pt_BR/reserved.variables.server.php