HTML: Trabalhando com tags

Conceito de Tag

A linguagem HTML utiliza Tags (Marcações) que informam ao browser como exibir o documento. As marcações do HTML consistem do sinal  <, (“ menor que”) , seguida pelo nome da marcação e fechada por > (“Maior que).

De um modo geral, as tags aparecem em pares, por exemplo, <H1> Cabeçalho </H1>. O símbolo que termina uma determinada marcação é igual aquele que a inicia, antecedido por uma barra (/).
No exemplo, <H1> inicia a formatação do primeiro nível de cabeçalho e </H1> indica que o cabeçalho acabou. Há exceções a esse funcionamento em pares das marcações. Por exemplo, a que  indica o final de um parágrafo <P>, não necessita de um Tag correspondente: <P>. A marcação que indica quebra de linha - <BR> - também não precisa de uma correspondente.
Obs.: A linguagem HTML não faz diferença entre maiúsculas e minúsculas (não é “case sensitive”). Então a notação <TITLE> é equivalente a <title> ou <TitlE>.

Tags de Título

Todo documento deve conter um conjunto básico de Tags. Deve ser identificado como HTML (<HTML> </HTML>), ter uma área de cabeçalho (<HEAD> </HEAD>) onde será colocado o título do documento (<TITLE> </TITLE>), e uma área definida como corpo (<BODY> </BODY>) onde estará o conteúdo do documento. Veja exemplo abaixo:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE>HTML Básico</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<H1>Este é o primeiro nível de cabeçalho</H1>
Bem-vindo ao mundo do HTML.
Este é o primeiro parágrafo.<P>
E este é o segundo.<P>
</BODY>
</HTML>

Esta página irá aparecer assim:

Este é o primeiro nível de cabeçalho

Bem-vindo ao mundo do HTML. Este é o primeiro parágrafo.
E este é o segundo.


O título não aparece no corpo da página e sim no alto da tela do seu browser, e é utilizado para identificar o documento como se fosse um nome do arquivo. É interessante que o título possa sugerir claramente o conteúdo do documento.
A marcação utilizada para títulos é <TITLE> e seu par </TITLE>. Escrito desta forma:

<HTML>
<TITLE> Este é o título</TITLE>
<BODY>
</BODY>
</HTML>

Cabeçalhos

Cabeçalhos normalmente são usados para títulos e sub-títulos dentro de uma página.
O HTML possui seis níveis de cabeçalhos, numerados de 1 a 6, sendo  o número 1 o maior destaque. Cabeçalhos são exibidos em letras maiores e em negrito. Ao definir o tamanho de um cabeçalho, você não está definindo o tamanho da letra (em pontos). Você apenas define que ele aparecerá com maior tamanho e destaque que o resto do texto. O tamanho exato com que ele será visualizado é definido pelo browser de cada pessoa que acessar a informação.
As notações relativas a cabeçalhos são: <HY> Texto do cabeçalho </HY> onde Y é um número entre 1 e 6 especificando o nível do cabeçalho.
O conjunto de notificações possíveis é o que segue:

<H1>Headings</H1>

<H2>Headings>/H2>

<H3>Headings</H3>

<H4>Headings</H4>

<H5>Headings</H5>
<H6>Headings</H6>