HTML: Introdução e histórico

Introdução ao HTML


A linguagem HTML é conhecida mundialmente como a linguagem padrão para criação de páginas para a web, é a mais básica na criação de sites. É utilizada para criar e organizar as informações que irão compor a página, como por exemplo, textos, imagens, vídeos, tabelas, etc.
Um documento HTML (Hyper text Markup Language) é um conjunto de instruções em formato ASCII, usada para criar documentos hipertexto e que podem ser visualizados por um browser (Firefox, IE, Chrome, Opera,etc), e por seguir este padrão pode ser editado em diversos editores de texto, desde os mais simples (bloco de notas) até os mais sofisticados (Dreamweaver).
Para criar uma página HTML você pode usar qualquer editor que possa salvar arquivos no formato ASCII com quebras de linhas, como por exemplo o Notepad++ do Windows, ou então qualquer editor HTML específico.

No presente momento a versão oficial do HTML em vigor é a 4.01 que foi publicada em 1999, porém o HTML 5.0 está sendo desenvolvido desde 2008, e em breve irá se tornar a versão oficial.