teste

CSS: Introdução e sintaxe

1.      Folhas de estilo em cascata (CSS)
1.1.    Definição: É uma linguagem de estilos utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.

Em vez de colocar a formatação dentro do documento, o desenvolvedor cria um link (Ligação) para uma página que contém os estilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um site. Quando for necessário alterar a aparência do site basta portanto alterar apenas um arquivo.

1.2.    Sintaxe: O CSS tem uma sintaxe simples e utiliza uma série de palavras em inglês para especificar os nomes de diferentes estilos de uma página. Uma folha de estilo consiste de uma lista de regras, onde cada regra ou conjunto de regras consiste de um ou mais seletores e um bloco de declaração. Um bloco de declaração é composto por uma lista de declarações enter chaves. Cada declaração em si é uma propriedade, dois pontos (:), um valor e então um ponto e vírgula (;).

Em CSS, seletores são usados para declarar a quais elementos de marcação um estilo se aplica, uma espécie de expressão correspondente. Os seletores podem ser aplicados a todos os elementos de um tipo específico, ou apenas aqueles elementos que correspondam a um determinado atributo.

Tipos: ID e CLASS

ID é declarado assim: #nome_do_seletor { propriedades }
CLASS: .nome_do_seletor { propriedades }

Pseudo-Classe é outra forma de especificação usada em CSS para identificar os elementos de marcação, e, em alguns casos, ações específicas do usuário para o qual um bloco de declaração especial se aplica.