Html básico desde o principio e dicas úteis

HTML - Histórico e introdução


A linguagem HTML (HyperText Markup Language) é utilizada para a construção de páginas web, por ser uma linguagem de fácil entendimento e bem leve é tida como um padrão da internet para a contrução de sites.
A linguagem HTML é o básico da programação de páginas para web, com ela é possível construir uma página estática simples, que não necessitará de muita programação nem conhecimento e experiência na área. de quem deseja construir uma página web.
É possível criar e editar uma página html com qualquer editor de texto simples (Ex.: Bloco de notas do windows), bastando apenas salvar o arquivo com a extensão .html. Em uma página html para web, é possível a inserção de sons, imagens, textos, vídeos, artigos e muitas outras funcionalidades que a web oferece.
Existe um padrão que deve ser seguido na construção destas páginas para que estas possam ser visualizadas em qualquer computador, sistema operacional e/ou navegador no mundo, quem rege este padrão é a w3c  nesta página lhe fornece uma ferramenta na qual voce pode validar seu código tanto enviando um arquivo quanto indicando uma página já on-line na web para verificação, caso haja erros o sistema lhe informará todos eles. Este procedimento de validação garante em caso positivo da validade de seu código, que qualquer computador no mundo abrirá sua página web sem erros.

HTML - Introdução de Programação

A linguagem html é baseada em estruturas denominadas etiquetas e estas etiquetas é que indicam as funções e módulos de uma página html, e sempre que se abrir uma deve-se fechar posteriormente, numa seuquencia de primeira etiqueta a abrir é a última a fechar, pois em páginas html existem diversas etiquetas. O fechamento de uma etiqueta é simplesmente a mesma etiqueta com uma barra invertida no inicio entre as chaves (/).
Ex.: <html><head> </head></html>
As etiquetas HTML não são sensíveis à caixa, portanto tanto faz escrever <HTML>, <Html>, <html> ou <HtMl>.

Um documento html no padrão, possui as seguintes características de estrutura:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd"> 
<html>
  <head>
    <title>Título da sua página</title>
  </head>
  <body>
    aqui fica o conteúdo da sua página,
    texto,imagem,links),...
  </body>
</html>

Explicando cada etiqueta:
  • <html> = Indica o principio e fim da página html, dentro dela estará todo o conteúdo da página.
  • <head> = Área para especificações básicas da página, como cabeçalho, titulo, palavras chaves para que os buscadores encontrem seu site, etc.
  • <title> = Título da página, entre estas TAGS ficará o nome do seu site que aparecerá no navegador.
  • <body> = Ao término das especificações de página do <head>, o body guarda todo o conteúdo que será visível na página.
Para um entendimento melhor acerca de todas as áreas de uma página html é necessário aprofundar mais um estudo sobre as etiquetas ou tags de páginas web. 

Na próxima matéria abordaremos um estudo mais abrangente sobre as etiquetas ou Tags. Clique aqui